MÚSICOS


Cláudio Moraes

Saxofonista diplomado pela Escola de Jazz de Montreux (Suíça), onde morou de 1993 a 2000. Tem no currículo a participação em workshops com Roberto Sion, Mário Sève, Nailor Proveta, Vinícius Dorin e Michael Brecker. No ano de 2003 esteve em turnê pelo Estado de Santa Catarina com o artista Juca Chaves. Integrou a Tem Tutano – Banda de Rua, trabalhando na divulgação do 8º e 9º Festivais de Música de Itajaí (2005 e 2006) e abrindo o show do Zimbo Trio em 2006. Em agosto e setembro de 2007 integrou o grupo Pé de Crioula, a convite da cantora Ana Paula da Silva num projeto didático musical de samba e choro em Joinville/SC. Foi fundador e instrumentista do AQUELETRIO – Música Instrumental de 2005 a 2012, com destaque para os shows no Teatro da Reitoria da UFPR (Curitiba/PR), no Yucatán.Co de São Bento do Sul/SC (Café.com Espresso Musical - 2ª edição) e a abertura do Joinville Jazz Festival – 5ª edição, em Joinville/SC (2007). Formou e integrou o grupo de choro Chá de Cevada, com o qual apresentou em Joinville o projeto Hora do Choro (2007), projeto este contemplado posteriormente pelo SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville/SC (2008) e com o qual participou do Circuito Estadual de Música do Sesc, percorrendo 30 cidades de Santa Catarina em 2009. Ainda em 2008 promoveu a Oficina de Saxofone na Escola de Música Villa Lobos (EMVL) da Casa da Cultura de Joinville/SC e fez a abertura do Joinville Jazz Festival – 6a edição, com o grupo de jazz instrumental Em Cima da Hora. Foi professor de flauta transversa e saxofone na Escola de Música Donaldo Ritzmann (São Bento do Sul/SC) de 2004 a 2009. Participou da gravação do DVD Seu Brasilino, de Dentinho Arueira, no início de 2012 e compôs a formação da Banda Dona Chica, para divulgação do CD de mesmo nome – ambos de Joinville/SC.
Ainda em 2012 desenvolveu um projeto de experimentação artística (pelo SIMDEC-2012), com um ator, um bailarino e um cinegrafista, que resultou num vídeo intitulado “Uma Escada Para João”, cuja trilha sonora - Gavita - é de sua autoria. Participou dos Projetos Acústico no Museu, que apresentou os Saraus Brasileiros no Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville de 2012 a 2014 e Sarau nas Escolas (ambos pelo SIMDEC).
Atualmente é professor concursado na Escola de Música Villa- Lobos (Joinville/SC), integrante do Quarteto Araçá - Música Instrumental Brasileira e bacharelando no curso superior de saxofone da UNIVALI.





Marisa Toledo

É pianista diplomada com aperfeiçoamento pelo Conservatório de Música Profª Vany Knoll em 1992. Foi ainda aluna de Luiz Fernando Melara, Leilah Paiva e Edson Sant'Anna e representante brasileira no Encontro Internacional de Músicos em Langenhagen, em 1989. Participante de inúmeras oficinas de piano, conjunto, arranjo, canto e coro cênico com Délia Fischer, Leandro Braga, Cláudio Richerme, Cláudio Dauelsberg, Paschoal Meirelles, Rafael dos Santos, Regina Lucatto e Pablo Trindade. Foi professora de piano no Conservatório de Música Profª Vany Knoll (1990-1995), professora de piano, teoria musical e musicalização infantil na Arte Maior Centro de Educação Musical (1991-1999), pianista da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (2000-2003), diretora e professora do Art & Som – Centro Livre de Artes Integradas (2004), pianista acompanhadora do Coral Universitário da ACE (Associação Catarinense de Ensino) de 2005 a 2009 e coordenadora da Escola de Música Villa-Lobos da Casa da Cultura entre 2009 e 2011. Integrou o Conjunto de Flautas Doces Compassolivre de 1998 a 2013 como pianista, com o qual gravou o CD "Sonoridades Doces para Sensibilidades Tranquilas".
Tem especialização em Música Popular Brasileira pela FAP/PR (2005-2006). Foi pianista co-repetidora para cantores líricos e corais diversos, com os quais trabalhou entre os anos de 1995 a 2009 e como pianista e vocalista do AQUELETRIO – Música Instrumental (2005 a 2007). Participou da gravação do CD Contos em Cantos (AnaPaula da Silva/Humberto Soares) e Acústico 89 (Rádio 89 FM de São Bento do Sul/SC), com o tema Folga (Cláudio Moraes). Produziu o "Songbook Crioula – Ana Paula da Silva" através de projeto aprovado em lei municipal de incentivo à cultura, o SIMDEC em 2012. Também iniciou neste ano o Projeto Acústico no Museu (também pelo SIMDEC), que apresentou os Saraus Brasileiros no Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville de 2012 a 2014. Em 2014 produziu o CD Soprando Baixo, o curso de Musibraille e atuou no Sarau nas Escolas, versão didática dos Saraus Brasileiros. Todos os projetos com incentivo do SIMDEC.
Atualmente é professora de piano popular na Escola de Música Villa-Lobos da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr. de Joinville e pianista do Coral Luterano Apóstolos- Martin Luther.



Rafael Vieira

Estudou com André Steuernagel, Adriano Cidral, Mauro Uhlig, Mario Jr., Rodrigo Paiva, Mauro Borghezan e Endrigo Bettega.
Participou de ofcinas e master classes na área de bateria e produção musical com grandes nomes do cenário musical brasileiro como Zé Eduardo Nazário, Edu Ribeiro, Mestre Dinho Gonçalves, Oscar Bolão, Kiko Freitas, Marcio Bahia, Tom Sabóia, Ricardo Vidal, Lauro Rímoli, Jota Moraes, Arismar do Espírito Santo, Sergio de Carvalho, Chico Santana, entre outros.
Participou de gravações do CD do americano Rex Johnson )quando tinha apenas 15 anos), e ainda dos CDs dos grupos Os Depira, Circus Musicalis, Banda Dona Chica, Dudu Godoi, DVD Grupo de Percussão de Itajaí entre outros. Participou como produtor de bateria no disco da Fevereiro da Silva, assistente de gravação no disco a Música Universal do Reino Fungi, gravou a trilha do flme Uma Escada para João, foi assistente de mixagem e edição no disco da Banda Dona Chica e tem realizado trabalhos de gravação como baterista em estúdios de Joinville, Curitiba, Itajaí e Florianópolis.
A versatilidade é uma forte característica do baterista, que vai do samba ao rock com as bandas, além de ser um Sideman: paralelo a esses projetos faz shows e apresentações a convite com a Camerata Dona Francisca, Coral Ciser, Circus Musicalis, Grupo de Percussão de Itajaí, Joinville Jazz Big Band entre outros.
Participou dos projetos: Orquestra da Sociesc, Espaço da Criança, Força Jovem, Green Belly, Sultana e foi músico de apoio do bluseiro Celso Blues Boy.
Desde 2013 integra os Saraus Brasileiros, com o qual participou do projeto aprovado no Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville – o SIMDEC – , em 2013 e 2014.
É professor de Bateria na escola de música Villa-Lobos desde 2009. Concluiu o curso de bateria pelo Conservatório de Música Popular de Itajaí em 2012. Atualmente cursa Bacharelado em Bateria na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e está na fase de apresentação do “Sarau nas Escolas”, projeto aprovado pelo SIMDEC-2013.


Comentários

Postagens mais visitadas